domingo, 15 de março de 2009


No livro didático de Língua Portuguesa para 4ª série “Português:Linguagens” de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, encontrei uma atividade interessante para mostrar aos alunos que o sentido dos textos não é construído apenas pelo que é falado ou escrito, mas também pela situação (contexto) de comunicação.
Cada aluno recebe uma tira de Quino, da personagem Mafalda, para ler. Nesta tira o pai de Mafalda chega cansado do trabalho e ela refere-se a ele como “isto”, pois de tão cansado ele mais parece um trapo.
A principal questão é que os alunos devem refletir, é sobre o sentido da palavra “isto”, e perceber que a situação, no caso representada pela ilustração, nos ajuda a compreender o sentido atribuído a esta palavra.
No inicio da atividade é interessante que se coloque para os alunos somente a fala, e que eles levantem hipóteses sobre a situação comunicativa. Então mostra-se a tira, e eles concluirão se suas hipóteses estavam corretas, e se ao ver a ilustração ficou mais fácil a compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário