segunda-feira, 2 de março de 2009

Literatura de Cordel


Este ano iniciei o trabalho, na 4ª série B, com a Literatura de Cordel, que é um tipo de literatura popular. O nome Cordel deve-se ao fato de, antigamente na Espanha e em Portugal, onde surgiram, esses folhetos serem pendurados em cordas ou barbantes, como se fossem roupas em um varal. Durante a colonização este tipo de texto foi incorporando-se ao cenário brasileiro.

Escolhi este tipo de texto porque queria trabalhar com rimas, queria que meus alunos observassem o efeito que o uso das rimas consegue provocar, e como uma rima pode enriquecer e transformar um texto. Também porque tenho uma ligação afetiva com a Literatura de Cordel, pois na minha infância e adolescência tive muito contato com cordéis.

Primeiramente mostrei alguns cordéis aos alunos, deixei que eles pegassem, olhassem.Depois escolhi um, “Três cavalos encantados e três camponeses” e comecei a declamar a história para eles, essa leitura durou quatro dias.

Realizei com os alunos um trabalho de seqüência didática, no qual estudamos três cordéis, “O vendedor de ovos” de José Francisco Borges, “Cordel adolescente, ó xente!” da Sylvia Orthof, “Cordel de Surfista”, de Luís Fernando (um aluno). Como material de apoio utilizei o livro didático “De olho no futuro” de Cássia Garcia de Souza e Lúcia Perez Mazzio.

Os alunos estudaram as escolhas lexicais dos autores e quais recursos eles utilizaram para compor as rimas. Porém o estudo não se manteve somente nas rimas, mas também nas peculiaridades da Literatura de Cordel e no estudo do conteúdo de cada texto.

O processo de produção textual foi árduo, aos alunos foi proposto que escrevessem um cordel sobre si próprios. Para isso foi necessário que eles realizassem escolhas de palavras que rimassem e que também tivessem coerência com que eles queriam escrever.

Ao final do trabalho me deparei com produções muito boas,coerentes, com rimas que foram pensadas e repensadas, e fiquei muito feliz ao ver que ao ler o próprio texto alguns alunos se sentiram orgulhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário