segunda-feira, 23 de março de 2009

Ciências - estudando o solo

Em uma aula de ciências sobre o solo, depois da leitura do texto no livro, organizei meus alunos em pequenos grupos para andar pela escola e observar o solo. Nesse breve passeio, os alunos puderem observar o solo e seus constituintes como rochas e vegetais, eles puderam encontrar também liquens e fungos, formas de vida que os deixaram fascinados.
Percebi que durante a leitura do texto e explicação do conteúdo, os alunos não se mostraram muito interessados, mas quando sugeri que passeássemos pela escola para “ver o solo” todos se prontificaram a participar.
Durante o passeio meus alunos fizeram perguntas que não haviam feito durante a aula , levantaram questões sobre lixo orgânico e não orgânico, dissertaram sobre as posições que todos os alunos deveriam adotar para manter o ambiente escolar limpo e colaborar com preservação ambiental.
Essa experiência de contato real com o conteúdo, superou minhas expectativas, todos os alunos se mostraram interessados, o fato de ver o conteúdo vivo, poder toca-lo enriqueceu a nossa aula e contribuiu enormemente para o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário