terça-feira, 31 de março de 2009

Lendo capas de DVDs

Ao obserar uma atividade de leitura de capas de fitas de vídeo no livro “Português : Linguagens” de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, tive a idéia de realizar essa atividade com a leitura de DVDs, e esses DVDs a serem lidos seriam dos próprios alunos.
Então solicitei aos alunos que trouxessem capas de DVDs, eles concordaram e ficaram muito curiosos acerca da atividade que realizaríamos.
Nesta aula, organizei os alunos em grupos de quatro membros cada um. Cada grupo deveria conversar sobre as questões abaixo, e posteriormente registrar as conclusões do grupo no caderno.


1-) A capa do DVD costuma trazer imagens, o título do filme e algumas informações breves sobre ele.
a-) Qual o título do filme?
b-) Qual a figura que se destaca nessa capa?
c-) Além da imagem e do título que outras informações essa capa oferece?

2-) A sinopse dos DVDs normalmente fica na parte de trás da capa. Leia a sinopse desse DVD.
a-) O que o espectador vai encontrar nessa história?
b-) Qual o tempo de duração do DVD?

3-) Troque ideias com os colegas. Para que serve uma sinopse?

4-) Observe as imagens que acompanham o texto da contracapa. Qual a importância delas
nessa parte do texto?

5-) Se você estivesse em uma locadora de vídeo, a sinopse e as imagens desse DVD teriam motivado você a alugá-lo? Por quê?


Após o grupo ter observado as imagens da capa do DVD, realizado a leitura, refletido sobre as questões propostas e registrado as conclusões, foram incentivados a apresentar para a classe o DVD que leram, oferecendo para classe as informações básicas sobre o conteúdo do filme.
O que eu mais gostei na realização desse trabalho é o fato dos meus alunos estarem lendo textos que fazem parte do cotidiano deles, senti que ler esse tipo de texto aproximou meus alunos ainda mais do mundo da leitura, cumpriu o papel de mostrar para o aluno que a leitura possui uma função social e que a leitura faz parte da vida deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário